PDF Imprimir E-mail

CONSERVAÇÃO

Escrito por Administrator
Ter, 22 de Fevereiro de 2011 10:27

Duas linhas de ação: Pesquisa e Educação Ambiental

Um dos maiores especialistas em conservação e ecologia de tartarugas de água doce do mundo e um dos idealizadores do Projeto Tartarugas da Amazônia: Conservando para o Futuro, o Dr. Richard Call Vogt, há mais de 20 anos volta a sua atenção para a Amazônia e observa que as tartarugas da amazônia estão entre os animais mais caçados da grande bacia hidrográfica devido à sua importância histórica como alimento.

O Projeto Tartarugas da Amazônia surgiu com o objetivo de conservar as tartarugas existentes na região . Porém, percebeu-se que os trabalhos não poderiam ficar restritos às tartarugas, pois uma das chaves para o sucesso desta missão seria o apoio ao desenvolvimento de alternativa de renda para as comunidades ribeirinhas e quilombolas, reduzindo assim a pressão humana sobre os quelônios da amazônia.

Por isso, as atividades desenvolvidas no projeto são organizadas a partir de duas linhas de ação:  Pesquisa Aplicada e Educação Ambienta.

A principal ferramenta de toda e qualquer atividade é a criatividade, para isso, estão sendo estudas e desenvolvidas técnicas de conservação adequadas às realidades de cada uma das regiões trabalhadas.

Para proteger as tartarugas, promove-se também a conservação dos ecossistemas e alternativa de renda para as comunidades como estratégia de conservação. Essas atividades são essenciais para a proteção dos quelônios, pois melhoram as condições do seu habitat e reduzem a pressão humana sobre os ecossistemas e as espécies.



Última atualização em Sex, 08 de Abril de 2011 08:21
 

Adicionar comentário

Deixe seu comentário sobre esta notícia.


Código de segurança
Atualizar